INTRODUÇÃO & HOMENAGEM

Uma paixão que nasceu na infância, meio sem explicação, cresceu junto comigo e atingiu seu auge de 1994 a 2006, quando tive o privilégio de trabalhar na Empresa. Foram 12 anos incríveis (clique aqui e saiba mais)...que passaram, literalmente, voando!!! Teriam sido, certamente, muitos mais - quem sabe uma vida profissional inteira, mas quis o destino que a VARIG chegasse ao fim. E com ele, veio uma tristeza muito grande!

Mas que se transformou em uma paixão ainda maior nos anos que se seguiram, pois coube a nós, variguianos de alma, manter viva a imagem e a história da nossa querida "Pioneira". E montar este acervo, aqui em casa mesmo, foi a forma que eu encontrei para homenagear a VARIG e colaborar, de forma singela, com a preservação da sua memória. Tanto aqui, como em muitos outros lares espalhados pelo Brasil e pelo mundo, a estrela segue brilhando, viva, eterna! Venha, você é meu convidado para viajar um pouco pela sua história, sinta-se em casa...a VARIG é de todos nós!


obs: trata-se de um acervo particular, feito por paixão. Sem fins lucrativos

Este acervo é, também, uma homenagem
ao saudoso amigo Sergio Knoch

Existem amizades de infância, amizades dos tempos de escola, amizades de uma vida...com o Sergio, foi uma amizade a primeira vista, e infelizmente muito curta, pois logo ele nos deixou. Desde que o visitei pela primeira vez, parecia que já nos conhecíamos há anos. De cara me identifiquei com seu jeito dócil e amigável, e com o seu espetacular trabalho de preservação da história da VARIG. Para quem nunca ouviu falar, o Sergio mantinha em sua casa um acevo sem igual. Sem dúvidas, o maior de todos!

Passei a participar humildemente desta história, com doações de materiais que eu guardava para mim, e que jamais pensei em me desfazer...mas que doei a ele, sem nem pensar duas vezes, e com enorme alegria no coração! Sabia que estava fazendo o certo, que ele merecia...a VARIG merecia!

Mas Deus o chamou cedo demais, que tristeza! Não sei que fim teve aquele seu acervo, torço que esteja em boas mãos. De minha parte, resolvi reiniciar uma coleção e montar o meu próprio acervo (muito menor, claro)...e é ao querido amigo Sergio Knoch que eu dedico essa coleção! Tenho certeza de que, lá do alto, ele me incentiva muito!!!!